Da sua criação

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ORFEONISTAS DA
UNIVERSIDADE DO PORTO

A ideia da criação desta Associação nasce em 17 de Março de 1967, aquando do jantar comemorativo do jubileu de Maestro Afonso Valentim, e vem a tomar forma jurídica na Assembleia Constituinte de 16 de Junho do mesmo ano.

A Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto - AAOUP - é uma Associação de carácter cultural, beneficente e de convívio, detentora de Estatuto de Utilidade Pública.

É constituída por antigos componentes do Orfeão Universitário do Porto, com quem mantém estreitos laços de colaboração.

Os seus objectivos visam manter e reforçar os laços de amizade criados entre os seus componentes enquanto universitários, servindo-se da expressão artística como elo aglutinador.

Muitas têm sido as manifestações levadas a cabo pela AAOUP ao longo da sua existência.

Os espectáculos e convívios constituem a actividade visível de maior destaque, não só pelo conteúdo cultural e académico que proporcionam, como especialmente pelo ambiente fraternal e de companheirismo de que sempre se revestem.

No campo artístico, os Coros, Grupo de Fados, Tuna, Orquestra de Tangos e Grupos de Danças são os números mais significativos dum espectáculo diversificado, que procura divulgar o empenhamento e a imaginação dos Antigos Orfeonistas, sem abdicar duma réstia nostálgica de irreverência académica.

O primeiro espectáculo apresentado pela AAOUP teve lugar em 16 de Junho de 1977, em comemoração do seu 10º. Aniversário, no Coliseu do Porto, com a sua lotação esgotada; a este muitos outros se seguiram, tanto no País como estrangeiro, sempre norteados pela solidariedade e, na maior parte das vezes, com fins beneficentes.

 OUP

Orfeão Académico do Porto 1912

 

Grupo Coral

 

OUP Brasil

 

Orquestra de Tangos

 

TUP 1937